Terra

 na categoria Curiosidades

Entre 21 a 27.12.1968 o homem saiu do planeta Terra em direção à Lua. Foi a primeira vez que a Terra seria vista de longe por um olho humano. Naquele momento de deslumbre, o astronauta Bill Anders fez uma leitura que ficou para a história. Leu um trecho do livro de Gênesis, da Bíblia, sobre a criação do mundo. Do nosso mundo: “E a Terra era sem forma e vazia…”.

Independente de nossa crença, se foi Deus ou poeira cósmica que criou a Terra, uma coisa é certa: esse planeta é espetacular, com uma vida espetacular, com coisas que parece que só acontecem aqui mesmo. Há uma diversidade de vida que nos deixa perplexos e todas interagindo umas com as outras a todo momento. Giramos em torno do astro rei sol e temos um satélite só pra gente, a lua. Tudo que precisamos para nos manter vivos provém da terra, sejam das plantas, da água e dos animais. Esse giro em torno do sol que leva 365 dias, seis horas e nove minutos é ininterrupto há bilhões de anos.

terra
Passaram por esse planeta uma imensidão de pessoas, de animais e de plantas que nem existem mais. Nossos antepassados usavam o sol, a luta, as estações para garantir a vida na Terra e perpetuar nossa espécie. Gradualmente, aos poucos, a vida nômade vai ficando de lado quando conseguimos aprender sobre agricultura. Então há 7.000 anos a agricultura começa a fazer parte de nossa vida. “…Tudo o que sabemos hoje sobre as propriedades nutritivas ou tóxicas de uma planta é o resultado de uma longa busca feita pelo homem ao longo da sua evolução de 15 milhões de anos” (Beliveau e Gingras, p. 49).

IMG_8444
Somente por volta do século XVIII que veremos o inicio da industrialização que culmina nas prateleiras repletas de produtos transformados. Milênios de conhecimento dos frutos da terra foram substituídos pelo conhecimento técnico para produção de alimentos. Qual o preço para nosso organismo e para a vida na Terra? Ainda não temos uma definição clara sobre isso, somente flashs de situações caóticas. Os produtos são deliciosos, mas, podemos pagar um alto preço por agradar somente o paladar e os neurotransmissores cerebrais. Viva a cada antepassado, aldeia, tribo, grupo, comunidade que nos trouxeram até aqui com suas pesquisas rudimentares e pela própria experiência pessoal.

Share This:

Deixar um comentário