Reabilitação em Arteterapia. Helena Assunção: livrando-se do medo, da epilepsia e dos transtornos de aprendizagem

 na categoria Cérebro, Curiosidades, Todas

O cérebro ainda é um grande desconhecido e novas pesquisas surgem com conhecimentos sobre essa magnífica caixinha de surpresas. Nesse vídeo apresentamos uma dessas possibilidades e avanços. Helena Assunção sofre com crises de epilepsia há 30 anos, faz uso de 12 medicamentos diários e muitos tremores. Mas, viu sua vida e história transformar-se depois que começou a pintar cadernos de desenhos com a sua mão não dominante (livros de arteterapia). Canhota começou  a pintar com a mão direita. Sabe o que aconteceu depois de 2 meses pintando? Está experimentando a alegria de viver sem crises, aprendeu a ficar sozinha e sente-se muito feliz, consegue levar o copo até sua boca para beber água, coloca a chave na fechadura da porta, está falando melhor e compreendendo mais o mundo a sua volta.

Uma grande revolução para uma pessoa que foi dependente a vida inteira. Hoje ela está com 56 anos de idade. Batizamos esse processo de REABILITAÇÃO EM ARTE-TERAPIA, em homenagem à professora Luciana Depieri Branco Freire de Olimpia-SP, que nos inspirou a usar a mão não dominante para vencer a epilepsia, medos e outros dilemas da vida.

A arteterapia é uma forma de tratar os diversos aspectos do desenvolvimento humano e lidar com as doenças e transtornos da mente humana e do psiquismo. Se desenvolveu ao longo do século XIX e após século XXI ganhou muitos adeptos com os livros chamados antiestresse.

Abaixo vemos um dos primeiros desenhos que Lena ilustrou. No começo, a mão tremia muito e preencher os contornos era um grande desafio.

crises cerebro tratamento

Um dos primeiros desenhos ilustrados. Muitos desafios

Uma festa mudou a vida da Lena Assunção. A sua prima Vera Assunção lhe deu uma festa de presente em janeiro de 2017 para comemorar seus 56 anos. Foi uma festa maravilhosa!

festa de lena assuncao

Festa de 56 anos de Lena Assunção. Presente de Vera Assunção e Abeis

festa lena assuncao 56 anos

Feliz da vida aos 56 anos

festa-familia-assuncao

Família Assunção reunida na festa de Lena Assunção

arte-terapia-tratamento-epilepsia

Jane Peralta levou o livro arteterapia na festa da Lena. Vera e Abeis pintando com a mão não dominante

Desenhos preenchidos com lápis de cor por Lena Assunção em 2 meses de terapia. Muitas vitórias e conquistas!

pintura com arteterapia para epilepsia

pintura arteterapia tratamento

arteterapia epilepsia

tratamento pintura

pintura arteterapia crises epilepsia

Onde tudo começou?

Há anos a professora Luciana Depieri Branco Freire tem desenvolvido estudos sobre essa técnica para desenvolver os dois lados do cérebro tornando a pessoa ambidestra. Conheça sua pesquisa na Tv Globo e o que causou na vida de muitas pessoas, inclusive numa jovem que sofria muitas crises de epilepsia ao longo do dia. A Tv Record também fez uma matéria sobre seu trabalho. Parabéns professora por sua determinação e profissionalismo!

Conteúdo de Reabilitação em Multimídia

reabilitacao-multi-midia-epilepsia

Reabilitação em Multimídia da Professora Luciana

Conheça também nossas atividades para pessoas com deficiência no site www.amputadosvencedores.com.br

43 3338-1791 e 99997-6275

contato@vivendodaterra.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share This:

Deixar um comentário