Eu queria engordar, ganhar peso. Como consegui isso?

 em estômago, Intestino, Sem categoria, Todas

Como engordar de forma saudável?

Eu quero engordar, ganhar peso de maneira saudável. Como engordar me acompanhou a vida inteira, mas esse desejo ficou mais forte após abril de 2016, quando perdi 2 kg numa viagem a Belo Horizonte.  Ganhar peso é tão difícil quanto perder peso. Ser magro ou ter excesso de peso e ainda ser desnutrido não é uma coisa boa.  Eu, Jane Peralta, sempre tive muita dificuldade para engordar, ganhar massa, crescer em músculos e ser nutrida. Foi tão difícil que tomei anabolizante com menos de 2 anos de idade. Meu Deus, que loucura do pediatra da época. Foi puro desespero mesmo.

Em 2012 eu pesava 74 kilos. Em 2016 passei a pesar 61 kilos. Foram 13 kilos a menos. Comecei a ficar chateada com isso. Estava muito difícil recuperar o peso. Agora em 2018 entrei na casa dos 63 kilos. Ainda bem!!!

74 kilos em 2012

como engordar com saude

Nessa foto eu estava com 74 kilos em 2012

61 kilos em 2016

como engordar saudavel

Em 2016 estava pesando 61 kilos. 13 kilos a menos que 2012

63 kilos em 2018 após a introdução do Ayurveda

como engordar ayurveda

Aqui eu estou com 63 kilos em 2018

Dá pra engordar . Como engordar com mais conhecimento e facilidade?

Sim, é possível engordar. Também é um trabalho de formiguinha. Comecei minha dieta de engordamento com a nutrição convencional. Hum, não deu muito certo não. Não consegui me adaptar. Fui testando várias opções até conhecer o Ayurveda. Em fevereiro de 2017 iniciei minha jornada rumo ao desconhecido. Para isso contratei, por Skype, o terapeuta Tiaggo Namaste para me consultar. Além de iniciar as leituras e estudos pela internet sobre o assunto de como engordar pelo Ayurveda.

O que tive que fazer para engordar. Como engordar usando o Ayurveda?

São muitos os detalhes e uma mudança na rotina para conseguir isso. Nessa matéria quero mencionar somente um assunto, um detalhe: conhecer os atributos que existem. Eles estão na natureza, no corpo, nos objetos, nos alimentos, enfim em tudo lugar. É um aspecto importante, porém não é único. Meu objetivo é somente lançar uma semente, a semente da curiosidade.

como engordar ayurveda jane peralta

Quais os atributos que estavam em mim desde 2016?

Por estar magra demais Tiaggo Namaste e as leituras me fizeram ver que eu apresentava os atributos de leve, fria, seca, áspera, agitada e sutil. Muito elemento ar e vento dentro de mim. Faltava os elementos terra, água e fogo. Mas, o Ayurveda menciona uma lista de 20 atributos (dez pares opostos), com frequências negativas e positivas, yin e yan. Como tudo na natureza, que possui polaridades opostas. Que são:

  • frio x quente
  • úmido/oleoso x seco
  • pesado x leve
  • grosseiro x sutil
  • denso x fluido
  • estável x móvel/agitado
  • resistente x penetrante
  • mole x duro
  • suave x áspero
  • turvo x claro

Beleza já conhecemos os atributos e comecei a compreender como eles estavam em mim. Como fazer para engordar então?

Aí entra a sugestão: COMER OS ATRIBUTOS DIFERENTES DOS MEUS. Nossa, como assim? Se estou com mais elementos ar e vento preciso fugir dos alimentos que contenham esses elementos. A lógica é:
Atributos que estão na gente são iguais os elementos da natureza que estão na gente. No meu caso, são os atributos de leve, fria, seca, áspera, agitada e sutil. Logo, estava em mim os elementos ar e vento em demasia. Se continuasse comendo esses elementos (folhas, frutas, verduras amargas ou coisas com pimenta) eu ía ingerir mais ainda desses atributos.

Nesse vídeo eu mostro o que passei a comer, os alimentos que possuem mais elementos terra e água. Lembra que já mencionei sobre os elementos da natureza no vídeo Ayurveda e dosha – seu corpo físico significa algo?

Cada alimento é composto dos 5 elementos: água, terra, fogo, ar e vento (espaço). Eles estão presentes em tudo que comemos e os 20 atributos também estão contidos neles.
Se eu quero engordar preciso dos atributos opostos. Foi o que fiz. Mudei minha alimentação e os principais ingredientes foram: o que nasce dentro da terra (raiz, tubérculo e rizoma), o que nasce em terreno alagado (arroz) e o que está na terra e precisa de muito sol para crescer (feijão, lentilha, grão de bico, etc) tudo sem casca. Alimentos esses preparados com muita água e com os temperos e ervas corretas. Além de comer no horário do dia conforme está a frequência solar e também conforme as estações do ano. Depois falo disso.

como engordar saudavel batata doce

Batata doce

como engordar saudavel beterraba

Beterraba

como engordar saudavel cenoura

Cenoura

como engordar saudavel arroz integral

Arroz Integral

como engordar saudavel mandioca

Mandioca

QUEM É JANE PERALTA?

Sou Mestre em Educação, Assistente Social e ministrei muitas aulas em faculdades. Sofri um acidente de trabalho, de trajeto, aos 13 anos de idade. Juntamente com Flávio Peralta criei o site Amputados Vencedores. Ministrei mais de 450 palestras pelo Brasil, falando sobre segurança do trabalho e sou uma amante da vida no planeta Terra.

Após muitos anos vivenciando  problemas de saúde optei por fazer escolhas mais saudáveis e foi dessa forma que conheci o significado da palestra Saúde e Qualidade de Vida.

Conheça mais sobre a Jane Peralta, do blog Vivendo da Terra

Você pode também se alimentar de pão vegano. Veja matéria que publicamos sobre esse assunto.

 

Share This: